quinta-feira, 3 de março de 2011

Passa tempo

Algumas coisas que venho presenciando nos últimos meses me fizeram chegar a uma conclusão: a velhice é feia. Lembrando que falo na questão do tempo e da degradação e não do tempo e do aprendizado, da sabedoria.

Ok, evelhecer é natural, é a vida, mas não é belo. Os movimentos falham. Os sabores palidam. A postura que não obedece. Os olhos que tropeçam. Nem todos estão dispostos a fazer companhia. (Pense nas casas de repouso).Nem todos tem a paciência de esperar - a velhice não conhece o agora. Os cabelos brancos indicam que o tempo está passando. A pele que usa creme para se firmar. As rugas que brotam. e se preenchem artificialmente. O estica e puxa nas salas de cirurgia. Tudo em busca de retardar os sinais de que se viveu já por uns bons ou maus anos ou de afastar uma imagem que dá trabalho, que cansa.

Não sei porque pensei nisso, ainda sou jovem. A juventude não pensa nisso. A juventude vive, e está certa. A juventude é beleza. O tempo da juventude é o agora. O da velhice é o daqui a pouco. O tempo passa e não tem dúvida. Mas ele não é cruel, não é sacana. O tempo apenas está; está para nós fazermos o que quisermos com ele, aproveitá-lo ou não. Tentar retardá-lo, apressá-lo ou retirar os sinais da convivência com ele é bobeira. Sua passagem por nós, o envelhecimento, é consequencia de se viver. E ninguém disse que a vida era fácil. Mas é bonita de vez em quando.

2 comentários:

  1. Ju, que coisa mais linda você escreveu. Tá certissima. Concordo com você, o tempo não é sacana, ele realmente só está ali, fazendo o que ele tem de fazer, passando...

    Já te disse que você é genial?
    Se não disse tô dizendo agora
    =D

    beeijos

    ResponderExcluir
  2. Ju, parabéns por mais um texto lindo! Não me canso de vir aqui no seu blog. Seus textos sempre fazem o maior sentido pra mim, me sinto bem, me vejo em muitos deles e assim não me sinto sozinha. Muito bom =)

    ResponderExcluir